Como você gasta seu tempo?

Todas as noites, quando o relógio bate meia-noite, você não se transforma em uma abóbora, mas você é o destinatário de um novo e brilhante presente. Todos nós recebemos a mesma quantidade deste presente, independentemente do peso, idade, educação, beleza, descrição do trabalho ou estado civil. Quando cada novo dia se inicia, você é o único proprietário de 1440 minutos do bem mais poderoso já conhecido na história da humanidade. Continue lendo

Quais são seus planos para 2017?

Quais são seus planos para 2017?

Acho importante repetir essa reflexão para 2017, tendo em vista o mar de experiências que 2016 me trouxe, totalmente diferente de qualquer outro ano.

“De onde nada se espera é que surgem as maiores surpresas. Se ninguém acredita em você, não se incomode. Surpreenda!” – Flávio Augusto, empresário e fundador do projeto Geração de Valor

No dia 30 de dezembro de 2014, encontrei a revista VIVA SA na porta de minha casa e li a seguinte chamada na capa: “Em 2015, seja o roteirista de sua vida – Sua história pode ser drama, comédia, romance, ação ou terror. Portanto, pare de se fazer de vítima, assuma o controle e escreva, com suas próprias mãos, um final feliz.”

Essa frase já foi dita por Fernando Pessoa dessa forma: “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.” e por Augusto Cury assim: “Seja autor e não vítima de sua história.” – ou seja, várias pessoas falam a mesma coisa de modo diferente, mas todas querem dizer que somos capazes de traçar o caminho da nossa vida, a partir de nossa própria vontade, com nossas forças e nossos desejos.

Bem, eu diria que isto está 50% correto. Sim, nós podemos mudar uma coisa aqui, outra ali e, assim, traçar um rumo para nosso viver, de maneira prazerosa e digna. Porém, quem faz a mudança em nós é Deus. Veja o que Paulo diz em sua carta aos Filipenses:

“[…] pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.” – Filipenses 2:13 KJA

Ou seja, você pode querer ser um empresário de sucesso, um escritor famoso, dentista, enfermeira, advogado, seja o que for, mas é Deus que coloca esse desejo em você e é Ele que o realiza (ou não) em sua vida, de acordo com a Sua perfeita vontade. Deus sempre quer o melhor para você e pra mim, portanto esteja certo de que o que Ele realizar em Sua vida vai ser simplesmente o melhor! Basta você entregar e confiar.

Um vez ouvi de um pastor a seguinte explicação: “faz de conta que você está em um barco. Esse barco já tem o destino traçado. Você tem o ‘livre arbítrio’ de fazer o que quiser e da forma que quiser dentro do barco, mas jamais mudará o seu destino. Você chegará onde tem que chegar, mas o modo pelo qual chegará vai depender das decisões que tomar”.

Para aqueles que creem em Jesus como Filho de Deus e Salvador pessoal, existem umas “regrinhas” a serem obedecidas dentro do barco. Elas foram dadas há muito tempo ao povo de Deus e se encontram em Sua Palavra – a Bíblia – que está à nossa disposição em várias traduções. Eu gosto da King James Atualizada, mas você pode gostar de outra, sem problema. As regras são as mesmas, e jamais mudarão, independentemente da tradução.

Voltando à revista VIVA SA – onde li a reportagem sobre “Flávio Augusto da Silva, o bilionário que atrai e inspira uma legião de fãs nas redes sociais que buscam desafiar o seu destino rumo ao topo do sucesso” – está claro que ele conseguiu muitas coisas, depois de lutar pelo que queria, mas certamente foi Deus que colocou o desejo dentro do seu coração e permitiu que ele conseguisse chegar onde chegou. Pode ser que ele reconheça ou não a ação de Deus em sua vida, mas isso não importa, no final das contas.

Sendo assim, é certo sonhar, estudar, lutar, perseverar… aliás são coisas que Deus nos manda fazer. Ele produz em nós tanto o que queremos, quanto o que realizamos, mas só se permitirmos que Ele assim o faça e também fizermos a nossa parte. Deus não arromba portas. Ele bate. Você abre ou não. Esta é uma decisão que só você pode tomar. E quando você deixa Ele entrar, muitas outras se abrirão em sua vida – portas para novas oportunidades e novas experiências.

Que tal tomar essa decisão agora e deixar que Deus produza em você o “querer” e o “realizar” de um maravilhoso e próspero ano de 2017?

UM EXCELENTE ANO NOVO PARA TODOS!

Com carinho,

Sônia Cunha

 

CORAGEM

 

Leitura Bíblica: 1 Reis 2.1-4

Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério (2Tm 4.5).

Algumas facilidades nos tornam fracos e até mais gordos. Controle remoto estimula a preguiça, viver em muito conforto nos faz reclamar de pequenas coisas como um dia mais quente longe do ar condicionado. As adversidades, os desafios, a necessidade de nadar contra a correnteza nos fazem mais fortes e corajosos. Quanto maior o desafio, maior será a vitória alcançada, mas precisamos de mais coragem. Continue lendo

Foi Deus que quis…. será?

Não pense que tudo o que acontece de ruim na sua vida faz parte do plano de Deus. A vida é feita de decisões que tomamos. Sejam elas boas ou ruins, suas consequências virão.

Porém, como Deus é um Deus de Amor e Miserícórdia, mesmo que tenhamos tomado uma decisão errada que tenha conduzido a uma consequência ruim, Ele usa essa circunstância para nos ensinar algo, e o resultado sempre será bom. Pois tudo o que Deus faz é bom e é o melhor pra nós. Continue lendo

Dependemos de Deus. Dependemos?

Quando estamos em dificuldades, não temos nenhuma dificuldade em reconhecer que somos dependentes de Deus e oramos. Quando estamos numa agrura financeira, recorremos a Deus. Quando nos encontramos em meio a um conflito e precisamos de uma solução, recorremos a Deus.

Que devemos fazer para que, também, oremos quando nós não estamos em dificuldade ou imaginamos que não estamos com algum problema? Deus é tão amoroso em sua bondade, que não fica nos avisando, “olha: você está bem, mas toma cuidado!”. Ele quer que nós sejamos alegres, felizes, fruamos a vida.

Continue lendo

[Dica de Leitura] A Cabana

A CABANA

Publicado nos Estados Unidos por uma editora pequena, A Cabana se revelou um desses livros raros que, a patir do entusiasmo e da indicação dos leitores, se tornam um fenômeno de público – 18 milhões de exemplares vendidos – e de imprensa.

Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa velha cabana.

Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.

Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas, o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Continue lendo

A Cabana Book Cover A Cabana
William P. Young
Ficção
Editora Arqueiro
07/08/2008
Brochura 16 X 23 CM
240
http://www.editoraarqueiro.com.br/ebooks/cabana-a/

Durante uma viagem que deveria ser repleta de diversão e alegria, uma tragédia marca para sempre a vida da família de Mack Allens: sua filha mais nova, Missy, desaparece misteriosamente. Depois de exaustivas investigações, indícios de que ela teria sido assassinada são encontrados numa velha cabana.

Imerso numa dor profunda e paralisante, Mack entrega-se à Grande Tristeza, um estado de torpor, ausência e raiva que, mesmo após quatro anos do desaparecimento da menina, insiste em não diminuir.

Um dia, porém, ele recebe um estranho bilhete, assinado por Deus, convidando-o para um encontro na cabana abandonada. Cheio de dúvidas, mas procurando um meio de aplacar seu sofrimento, Mack atende ao chamado e volta ao cenário de seu pesadelo.

Chegando lá, sua vida dá uma nova reviravolta. Deus, Jesus e o Espírito Santo estão à sua espera para um "acerto de contas" e, com imensa benevolência, travam com Mack surpreendentes conversas sobre vida, morte, dor, perdão, fé, amor e redenção, fazendo-o compreender alguns dos episódios mais tristes de sua história.

Intenso, sensível e profundamente transformar, este livro vai fazer você refletir sobre o poder de Deus, a grandeza de seu amor por nós e o sentido de todo o sofrimento que precisamos enfrentar ao longo da vida.